segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Marcus Garvey: opiniões e filosofia 2

"A confiança de nossa raça no progresso e realizações dos outros na expectativa de obter simpatia, justiça e direitos é como depender de uma bengala quebrada, onde o apoiar-se nela significará uma eventual queda no chão... O preto necessita de uma nação e de um país própios, onde ele possa demonstrar da melhor maneira sua própria habilidade na arte do progresso humano. O manter-se espalhado como parte pura e não reconhecida de nações e civilizações diferentes não siginifica mais do que demonstrar sua imbecilidade, e destacá-lo como indigno negligente, incapaz de pertencer à sociedade dos gregos, judeus ou gentios."

"Onde está o governo do homem preto? Onde se situa seu Rei e seu Reino? Onde está seu Presidente, seu país, e seu embaixador, seu exército, sua marinha de guerra, seus grandes homens de negócios?" Não os pude encontrar e então declarei: "Eu ajudarei a fazê-los"

"É tolice nossa acreditar que o mundo endireita-se por acaso. De pende do homem e de Deus endireitar o mundo. Deus age de modo diferente e seu plano e propósito são realizados geralmente mediante a interferência da ação humana. Em sua direta e inspirada profecia Êle prometeu que chegaria o dia da Etiópia, não porque o mundo se modificará a nosso favor, mas por causa dos rogos que dirigimos a Êle. Não se trata de mera prova física, mas dos esfôrço universal e indepente para envolver-nos com a completa glória do homem."

"Não vale a pena alimentar o ódio; êle retorna a ti; portanto, faze de tua História algo elogiável, magnífico e imaculado, de modo que uma outra tua geração não tenha de pagar pela semeadura dos males infligidos as pais dos outros. Ossos da injustiça têm uma outra maneira peculiar de erguer-se dos túmulos a fim de atormentar e zombar dos iníquos"

Nenhum comentário: