domingo, 21 de dezembro de 2008

Poesia: Geraldo Bessa Victor



















"As raízes do nosso amor"

Amo-te porque tudo em ti me fala de África, duma forma completa e envolvente. Negra, tão negramente bela e moça, todo o teu ser me exprime a terra nossa, em nós presente.

Nos teus olhos eu vejo, como em caleidoscópio, madrugadas e noites e poentes tropicais, - visão que me inebria como um ópio, em magia de místicos duendes, e me torna encantado. (Perguntaram-me: onde vais? E não sei onde vou, só sei que tu me prendes...)

A tua voz é, tão perturbadoramente, a música dolente dos quissanges tangidos em noite escura e calma, que vibra nos meus sentidos e ressoa no fundo da minh'alma.

Quando me beijas sinto que provo ao mesmo tempo o gosto do caju, da manga e da goiaba, - sabor que vai da boca até às vísceras e nunca mais acaba...

O teu corpo, formoso sem disfarce, com teu andar dengoso, parece que se agita tal como se estivesse a requebrar-se nos ritmos da massemba e da rebita. E sinto que teu corpo, em lírico alvoroço, me desperta e me convida para um batuque só nosso, batuque da nossa vida.

Assim, onde te encontres (seja onde estiveres, por toda a parte onde o teu vulto fôr), eu te descubro e elejo entre as mulheres, ó minha negra belamente preta, ó minha irmã na cor, e, de braços abertos para o total amplexo, sem sombra de complexo, eu grito do mais fundo da minh'alma de poeta: - Meu amor! Meu amor!

Um comentário:

leonardo.verde disse...

pode escutar o poema "o menino negro não entrou na roda" no youtube pela voz de Luis Cilia. clique em http://www.youtube.com/watch?v=gkcIbDrF2-Y